Página inicial  >Defesa de Bolsonaro diz ao STF que e-mail apresentado é o convite à posse de Trump
Defesa de Bolsonaro diz ao STF que e-mail apresentado é o convite à posse de Trump

Defesa de Bolsonaro diz ao STF que e-mail apresentado é o convite à posse de Trump

Defesa de Bolsonaro diz ao STF que e-mail apresentado é o convite à posse de Trump

A defesa de Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (13) que o e-mail já apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) é o convite formal para a posse de Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos. Os dois políticos têm alinhamento ideológico. A defesa juntou no processo a tradução juramentada da mensagem por correio eletrônico reafirmando que o convite é legítimo e que o remetente é real.

  • Leia mais:
  • Embaixadora em Washington vai representar Brasil na posse de Trump

Na semana passada, Bolsonaro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorização para viajar aos Estados Unidos de 17 a 22 de janeiro de 2025 para participar da posse e de outras cerimônias de Trump. Dessa forma, os advogados de Bolsonaro requereram a devolução do passaporte de forma temporária e alegam que a viagem não vai atrapalhar as investigações. Bolsonaro é investigado por tentativa de golpe de Estado no Brasil.

No sábado (11), Moraes determinou que a defesa comprovasse a veracidade do convite, uma vez que, em sua avaliação, a mensagem foi enviada para o filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, de um remetente não identificado e sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizada.

Nesta segunda-feira, a defesa informou que o domínio “t47inaugural.com” é de fato utilizado pelo Trump Vance Inaugural Committee, Inc. e que consta no website oficial do comitê. Os advogados alegaram que, nos Estados Unidos, em eventos inaugurais presidenciais, é “prática comum” a adoção de domínios específicos e temporários criados para o envio de convites e comunicações formais.

Os advogados argumentam ainda que, nos Estados Unidos, “diferentemente do Brasil, possivelmente por razões culturais, prestigia-se a boa-fé do declarante, in casu, de que o convite enviado por e-mail oficial do comitê representado por Donald J. Trump é verdadeiro, justamente porque mentiras ou omissões propositadas podem levar a rigorosas consequências”.

Sobre a programação, a defesa alegou que as informações serão divulgadas em breve pela organização da posse, sendo que o início das cerimônias será no dia 18 de janeiro e término, 21. A posse será no dia 20 de janeiro.

O ex-presidente Jair Bolsonaro aguarda liberação de seu passaporte para ir à posse de Donald Trump; o documento do ex-presidente foi retido pela Justiça pois ele é investigado por tentativa de golpe de Estado no Brasil — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo
Fonte do artigo:bolão lotomania